sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ocupação Zuzu

Oi meninas, na quinta- feira eu fui ver a "Ocupação Zuzu", que esta sendo realizada em homenagem aos 50 anos da ditadura militar.
A Ocupação mostra quem foi Zuzu Angel. Através de uma linha do tempo que fica no térreo é possível ver sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional. 
Zuzu, foi uma das mais famosas estilistas brasileiras, sendo quem introduziu a moda brasileira no circuito internacional, ela teve seu filho Stuart morto pela ditadura militar, desde então ela dedicou sua vida a encontra o corpo do filho, introduzindo em sua marca o famoso anjo.
Até o fim de seus dias Zuzu foi símbolo de luta contra repressão e nunca parou com o seu trabalho. 
Sua morte inicialmente foi causada por um acidente de carro, porém depois fica provado que o carro dela tinha sido sabotado e que ela portanto foi mais uma vitima da repressão. 

Na ocupação, além da linha do tempo, é possível ver croquis, roupas que ela criou, documentos da ditadura, cartas que diversas pessoas, mãe e crianças que mandavam para ela em apoio a sua luta, sendo que alguns dos desenhos mandados pelas crianças foram usados por ela para estampar uma de suas coleções. Há também muitas reportagens de revistas sobre sua influencia, fotos, vídeos, estampas, performances de uma atriz e espaços para as pessoas deixarem mensagens e desenhos.

Em alguns dias ocorreram oficinas de estamparias, bordado, encontro com profissionais, conversa com a filha de Zuzu entre outras coisas. A ocupação foi aberta com um desfile com replicas de suas criações.



Os desenhos que inspiraram a estampa dos vestidos das pontas ao lado.

Algumas estampas na Ocupação

Roupas criadas por Zuzu

Roupas cheias de detalhes criadas por Zuzu

As bolsas com os famosos anjinhos que ganharam o mundo

Revistas que mostravam a moda de Zuzu

Documentos, cartas e publicações da ditadura e da morte de Zuzu e seu filho.

Painel onde os visitantes podiam desenhar e expressar sua sensação sobre a exposição.

Documento sobre a morte de Zuzu.

Eu achei a ocupação muito emocionante, e grande fonte de conhecimento sobre a moda brasileira.
Se você tiver oportunidade vá ver, fica até dia 11 de maio (domingo agora) no Itaú Cultural, no Paulista, próximo a saída do metrô Brigadeiro, e é gratuito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário